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Seus clientes o mantêm nos negócios, então você precisa ter clientes satisfeitos (leia-se: leais) se espera que eles voltem. É muito menos caro manter relacionamentos com clientes anteriores do que desenvolver novos relacionamentos. Sua energia é mais bem gasta em sua estratégia de atendimento ao cliente.

Aqui estão 10 práticas recomendadas para clientes satisfeitos.

1 Enfatize primeiro o atendimento ao cliente

Faça do atendimento ao cliente uma prioridade máxima em sua empresa.

Um bom atendimento ao cliente significa que os funcionários têm interações positivas com os clientes enquanto resolvem um problema. Os clientes devem ser atendidos rapidamente e sempre com um sorriso. Ao desenvolver uma estratégia de atendimento ao cliente clara e concisa, os funcionários se sentem apoiados, o que permite que as interações ocorram sem problemas.

O atendimento ao cliente deve ser uma parte significativa da declaração de missão e dos valores centrais de sua empresa. Quando as pessoas vêm a bordo, faça do atendimento ao cliente uma grande parte do treinamento. Finalmente, você precisa esclarecer as expectativas. Quando um funcionário cometer um erro, tenha um processo claro de como lidar com isso. Reconheça quais erros são treináveis ​​e quais são motivos para ação disciplinar.

2 Utilize as redes sociais

A mídia social é uma ferramenta poderosa que pode aproximar pessoas, incluindo empresas e clientes. Plataformas de mídia social como Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest são ótimas se você deseja alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo com um custo muito baixo. A maioria das plataformas de mídia social também é informal, permitindo que você exiba sua personalidade como empresa.

Utilizar a voz de sua marca é importante para construir a confiança de seus consumidores. Para impulsionar o envolvimento na mídia social, você deve criar conteúdo consistente, relevante e oportuno. Você também pode oferecer descontos exclusivos nas redes sociais. Embora o Facebook tenha os usuários mais ativos de qualquer plataforma, você deve diversificar o uso das redes sociais, incluindo outras plataformas importantes, como Instagram e Tik Tok.

Crie contas de mídia social para todos os sites de mídia social populares. Você pode até usar uma ferramenta simples, como o Frolic, para ajudá-lo a gerenciar todas as suas contas em um único local. Ao comunicar aos clientes onde eles estão, é mais provável que eles ouçam o que você tem a dizer. Essa etapa em sua estratégia de atendimento ao cliente é um ponto que muitas marcas perdem.

3 – Responder a comentários

Avaliações online são uma ótima maneira de os clientes fornecerem feedback. As pessoas escreverão comentários sobre sua experiência com sua empresa em uma variedade de locais diferentes, como Facebook, Google e Yelp. Avaliações positivas podem ajudar a incentivar outras pessoas a fazer negócios com você.

Quando as pessoas veem que você tem avaliações altas, isso lhe dá uma reputação melhor. Você pode até promover algumas das críticas positivas em seu site ou contas de mídia social. As análises negativas também podem ser usadas em seu benefício. Use essas análises para fazer mudanças positivas em seu negócio ou modelo de serviço. Responda às pessoas que deixaram comentários negativos na tentativa de remediar a situação. É uma oportunidade de fazer as coisas certas e conquistar um cliente para o resto da vida.

4 – Crie um ótimo site

Todos nós sabemos o quanto é importante causar uma boa impressão. O mesmo é válido tanto para empresas quanto para pessoas. Muitas vezes, um site é a primeira interação de um cliente com sua marca. Para causar uma boa impressão, você precisa de um site atraente, fácil de navegar e adequado à sua marca.

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A maioria das pessoas usa um WordPress para criar seus próprios sites com pouca ou nenhuma experiência de codificação. O WordPress oferece uma variedade de modelos para tornar a criação de seu site fácil e, ao mesmo tempo, funcional e agradável. Existem modelos para todos os negócios ou empreendimentos pessoais imagináveis. Você também poderá personalizar as coisas para realmente mostrar suas habilidades e personalidade. Tenha cuidado com as cores e a fonte que você escolher. Tente equilibrar branding, legibilidade e estética.

E se você tiver alguém dizendo que os sites não desempenham um papel na estratégia de atendimento ao cliente, está errado. Esta é a primeira parada para garantir que suas ofertas sejam claras e as perguntas respondidas. O atendimento ao cliente é mais do que apenas após uma compra. É uma estratégia em cada etapa do processo de compra.

5 Crie conteúdo focado no cliente

Quando você cria conteúdo para divulgar no mundo, a principal característica deve ser a relevância. Como seus produtos ou serviços atendem às necessidades de seu consumidor? O conteúdo do seu site é feito especificamente para interagir com eles. Pense no seu público. A que eles responderão? Existe algo que eles vão gostar? O que é popular no momento?

Crie conteúdo de que as pessoas precisam ou desejam. Ele precisa ser informativo, interessante e fácil de ler. Você também deve incluir fotos ou vídeos para pessoas que gostam de estimulação visual. Ao postar o conteúdo, torne-o compartilhável. Dessa forma, as pessoas poderão compartilhá-lo com outras pessoas que talvez ainda não conheçam sua marca.

6 Fornece um produto de alta qualidade

Você já comprou algo apenas para descobrir que era malfeito? É provável que uma interação com o fabricante faça você voltar a comprar deles.

Certifique-se de oferecer um produto ou serviço de alta qualidade que não decepcione seus clientes. Ao ter certos padrões para seus produtos ou serviços e, em seguida, cumpri-los, você cria fidelidade. Se por algum motivo o item não corresponder às expectativas, você deve oferecer um substituto.

7 Rastreie e analise dados

Ferramentas estão disponíveis para ajudar a monitorar o tráfego do site, a eficácia dos anúncios e outros processos operacionais. Muitas dessas ferramentas já estão integradas aos painéis dos vários sites que você usa – WordPress, Google, Facebook, Instagram, etc., todos fornecem seus próprios pontos de dados. A maioria desses dados está relacionada à sua presença online e ao grau de envolvimento dos visitantes. Ele também permite que você analise quantos de seus visitantes são repetidos e quantos são únicos.

Você precisa aprender sobre as ferramentas disponíveis e como utilizá-las. É sua responsabilidade rastrear essas coisas para ser o mais eficaz possível.

Ao analisar os números, você será capaz de executar mudanças em seu modelo de negócios para ser mais eficiente. Ajuste seu orçamento para cortar gastos onde não está funcionando – talvez no Google Ads – e aumente os gastos com itens que são eficazes. Se você não é tecnologicamente avançado, pode contratar outra pessoa para ajudar a usar as ferramentas para você. Procure especialistas em marketing digital em sua área para saber mais.

8 Recompense clientes leais

Muitos clientes não têm a impressão de que as empresas com as quais fazem compras têm os melhores interesses em mente. Muitas vezes, as empresas estão muito mais focadas em conseguir novos negócios e esquecem seus clientes atuais. Não deixe seus clientes se sentirem assim! Você deve fazer algo para recompensar os clientes de longo prazo por sua fidelidade.

Existem várias maneiras de recompensar seus clientes. Comece simples, oferecendo descontos para pessoas que gastam uma determinada quantia de dinheiro. Você também pode desenvolver um programa de recompensas. Use um cartão ou aplicativo para rastrear a atividade do cliente. Quando atingem uma determinada marca, devem receber um item grátis ou um desconto significativo. Os clientes voltarão quando tiverem um cupom para usar.

usar pesquisas é bom para o atendimento ao cliente

9 Dê voz aos seus clientes

Os clientes querem ser ouvidos. Eles precisam de uma forma para que você conheça suas opiniões. Essas opiniões são inestimáveis, pois você está fazendo um produto para essas pessoas. Faça perguntas específicas sobre coisas que você pode mudar no futuro, como cor ou embalagem. Deixe um espaço em branco para feedback em aberto também.

Comece oferecendo diferentes inquéritos ao cliente para eles tomarem. Coloque as informações de como fazer a pesquisa logo no recibo. Você também pode tornar mais fácil para as pessoas entrarem em contato com você no site também. Leia e-mails com sugestões e faça as alterações apropriadas se perceber que um ponto específico continua sendo feito. Você pode até postar enquetes rápidas nas redes sociais para saber o que as pessoas pensam. Essas ferramentas fazem os clientes se sentirem melhor. Eles se sentirão ainda melhor se você realmente fizer alterações devido às sugestões deles.

10 Diga obrigado

Uma das melhores maneiras de deixar os clientes felizes é provavelmente uma das coisas mais simples que você pode fazer – dizer “obrigado”. Cada funcionário deve agradecer a cada cliente no check-out. O funcionário também deve pedir ao cliente para voltar novamente. Você também pode agradecer aos clientes de outras maneiras.

Comece escrevendo agradecimento nos recibos. Você também pode agradecer as pessoas em seu site, redes sociais e por meio de e-mails personalizados. Por fim, você pode agradecer aos clientes com um presente. Como parte de sua estratégia de atendimento ao cliente, agradeça aos clientes por seus negócios com um simples cartão ou presente. Envie um cartão postal para clientes antigos, especialmente se eles não fazem negócios com você há muito tempo. Você pode até incluir uma nova amostra ou um cupom no cartão postal.

Sua estratégia de atendimento ao cliente é o seu plano para manter os clientes satisfeitos. Não é suficiente mantê-los felizes quando compram um produto. Você precisa mantê-los felizes depois de comprarem o produto. Assim, eles continuam a voltar para você ou a mandar seus amigos.

Os clientes gostam de um produto sólido, comunicação, sites fáceis de navegar e uma boa atitude geral de seus funcionários. Comece hoje a criar uma base de clientes que sustentará seu negócio por anos.

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