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Você deseja enviar e-mails de confirmação depois que um usuário enviar um formulário em seu site?

Os e-mails de confirmação podem ser uma ótima maneira de informar aos usuários que você recebeu a mensagem e que entrará em contato em breve.

Neste tutorial, mostraremos como enviar e-mails de confirmação para seus usuários após o envio de um formulário WordPress (passo a passo).

Por que configurar e-mails de confirmação automatizados no WordPress?

E-mails de confirmação são enviados quando um usuário preenche um formulário de contato ou outro formulário em seu site WordPress.

Enviar um e-mail de confirmação automatizado é um gesto simpático. Além disso, permite que seus usuários saibam que você recebeu as informações deles. Isso também permite que seus usuários verifiquem suas entradas para ver se algum erro foi cometido.

Existem muitos bons motivos para configurar e-mails de confirmação de formulário do WordPress:

  • Permite que você abra uma linha de comunicação com seus assinantes
  • Pode fornecer informações de acompanhamento valiosas, como links e tutoriais
  • Vamos confirmar se o e-mail é verdadeiro
  • Pode confirmar a inscrição do boletim informativo por e-mail e iniciar uma sequência de resposta automática
  • Se você está vendendo algo, isso lhe dá a chance de oferecer um upsell ou uma venda cruzada
  • É ótimo para a capacidade de entrega do seu e-mail

A melhor parte é que configurar um e-mail de envio de formulário do WordPress é fácil de fazer.

Configurando e-mails de confirmação após o envio do formulário WordPress

Para este tutorial, usaremos o plugin WPForms para enviar um e-mail de confirmação do WordPress. É o melhor plugin de formulário de contato para WordPress usado por mais de 4 milhões de sites.

Se você estiver com orçamento limitado, pode usar a versão gratuita chamada WPForms Lite, que permite configurar confirmações por e-mail.

No entanto, a versão Pro lhe dará acesso a ainda mais recursos, como formulários lógicos condicionais, modelos adicionais, formulários de pedido, integração com ferramentas de marketing por email e muito mais.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o WPForms plugar. Para obter mais detalhes sobre como instalar um plug-in, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plug-in WordPress.

Depois de instalar e ativar o plug-in do criador de formulários, você terá uma nova guia WPForms no lado esquerdo do painel do WordPress.

Menu de instalação do plugin WPForms

Se você ainda não tem um formulário em seu site, precisará criar um. Temos um tutorial detalhado sobre como criar um formulário de contato do WordPress que você pode usar como um guia para começar.

Em seguida, é hora de configurar um e-mail de confirmação do WordPress. Este e-mail será enviado automaticamente e permitirá que seus usuários saibam que o formulário enviado foi recebido com sucesso.

Para fazer isso, vá para WPForms »Configurações» Notificações.

Você notará que as notificações por e-mail já estão ativadas.

Se não quiser ativar as notificações, você pode desativar essa opção.

Deixe as notificações ativadas

Se quiser enviar um e-mail de confirmação automático, você precisará deixar essa configuração ativada.

Em seguida, vamos escolher para quem queremos que nossos e-mails sejam enviados, personalizando os campos do formulário.

A configuração padrão usará a etiqueta inteligente de e-mail do administrador admin_email. Este é o e-mail que você usou para configurar seu blog do WordPress. Isso entregará todos os envios de formulários diretamente em sua caixa de entrada.

Para garantir que as respostas do formulário também sejam entregues aos seus usuários, você precisará adicionar um novo endereço de e-mail ao campo de e-mail. Isso é semelhante a como a cópia oculta (BCC) funciona em e-mails padrão.

Para fazer isso, basta clicar na opção ‘Mostrar tags inteligentes’ que está diretamente à direita do campo ‘Enviar para endereço de e-mail’.

Enviar para campo de endereço de e-mail

Você precisa selecionar ‘E-mail’ no menu suspenso.

Isso marca o endereço de e-mail do usuário que ele insere no formulário do WordPress. O plugin usará este endereço de email para enviar o email de confirmação.

Observe que você precisará de uma vírgula entre as duas marcas inteligentes.

Enviar para o usuário e endereço de e-mail do administrador

Em seguida, é hora de mudar o assunto do seu e-mail.

A linha de assunto padrão do e-mail é “Nova entrada”. Você vai querer alterar isso para algo que faça sentido para o seu usuário.

Linha de assunto de e-mail padrão

Por exemplo, se você tem um formulário de contato simples, pode alterar a linha de assunto para algo como “Obrigado por entrar em contato!”. Ou, se for um e-mail de confirmação do pedido, “Obrigado pelo seu pedido!”.

Para alterá-lo, exclua o texto existente que está na caixa abaixo de ‘Assunto do email’ e adicione sua nova linha de assunto.

Alterar o assunto do e-mail

Agora, você está pronto para alterar o nome do e-mail.

Faz sentido usar o nome da sua empresa ou site aqui.

Para fazer isso, basta alterar o texto na caixa 'Nome do remetente'.

Alterar o e-mail do nome

Em seguida, você tem o campo ‘Do Email’.

Você pode deixar como está e o e-mail será o mesmo que seu e-mail de administrador.

Admin de email

Depois disso, você deseja alterar o campo “Responder para”, para que seus usuários possam responder ao seu e-mail automático.

Se você deixar em branco, o e-mail será igual ao e-mail do administrador padrão.

Responder ao email

Não é necessário alterá-lo, mas há algumas situações em que você deseja que o e-mail Responder para seja diferente do seu endereço de e-mail padrão.

Por exemplo, se você tem um site de fotografia e um formulário para novos clientes solicitarem um orçamento, você pode querer que esses e-mails sejam enviados para um endereço de e-mail diferente.

A etapa final é personalizar sua mensagem de e-mail.

Na caixa “Mensagem”, você pode escrever o e-mail que será enviado a todos que enviarem o formulário. Você também pode alterar a aparência de seus e-mails de texto simples adicionando HTML.

Mensagem de e-mail personalizada

Você também pode incluir a marca inteligente all_fields que adicionará as informações enviadas pelo usuário ao e-mail.

Mensagem de e-mail personalizada com todos os campos

Parabéns, você instalou e configurou WPForms com sucesso, adicionou um formulário ao seu site e configurou uma mensagem de confirmação automática por e-mail.

Solução de problemas do WordPress que não envia e-mail

Um grande problema que muitos usuários do WordPress enfrentam é onde seu site irá parar de enviar seus e-mails do WordPress.

O WordPress usa PHP para enviar e-mails, que podem ser erroneamente sinalizados como spam. Se isso acontecer com seus e-mails, eles nunca chegarão à caixa de entrada do usuário ou acabarão na pasta de spam.

É por isso que recomendamos que todos usem SMTP para enviar e-mails no WordPress. Um plugin SMTP adiciona outro nível de verificação e envia emails por meio de um servidor de email oficial.

Recomendamos usar WP Mail SMTP. Integra-se perfeitamente com WPForms e é o melhor plugin SMTP para WordPress.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como enviar e-mails de confirmação após o envio de um formulário WordPress. Você também pode querer ver nosso guia sobre como criar um formulário de contato com vários destinatários e nossa escolha de especialista em 24 plug-ins WordPress obrigatórios para sites de negócios.

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