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Como Criar um Site Usando Template? Entenda!

Pronto em alguns minutos!

Nem todos os empreendedores contam com a disponibilidade de profissionais especializados para criar um design personalizado ou entendem como funciona o HTML ou CSS para fazê-lo por conta própria. Portanto,  é importante saber como criar um site de forma simples usando um template.

Ter a sua própria página na internet é importante para que os usuários consigam te encontrar e conhecer melhor os produtos ou serviços que oferece. Desta forma, você garante que está construindo a sua presença no meio digital e poderá atrair mais clientes. 

Confira as dicas que a GoDaddy selecionou para quem quer saber como desenvolver seu espaço com um layout agradável que é a cara de sua empresa!

Como são os templates padrões?

Entender como criar um site usando template é essencial para quem não dispõe do conhecimento técnico para montar um layout personalizado e elaborado, ou não conta com a ajuda de algum profissional que tenha a expertise no assunto. 

Compreendendo a necessidade de quem não é especialista, as plataformas de hospedagem de site ou de CMS (Content Management System), como o WordPress, disponibilizam modelos padronizados que podem ser facilmente adaptados para distintos segmentos do mercado. 

As estruturas de site foram desenvolvidas para que sejam de fácil uso, com recursos práticos e que possam se adequar a diversas demandas.

É preciso ter em mente que a maioria desses templates disponibilizados foram desenvolvidos com algumas limitações, de modo que não é possível fazer edições complexas em cima de seu código. Cores, fontes e outras opções podem acabar tendo opções reduzidas

Portanto, se chegar à conclusão de que ele não é o suficiente para os recursos que deseja apresentar, recomendamos a procura de um profissional que possa te ajudar a ter uma página perfeita. Além disso, você também pode usar o Criador de Sites da GoDaddy, que permite que você crie interfaces interessantes e em seu estilo!

Aprenda como criar um site

Para saber como criar um site usando template, é preciso seguir alguns passos básicos que irão te auxiliar. São eles:

    1. Tenha objetivos definidos

Como dissemos anteriormente, existem vários modelos de templates disponíveis. Por conta disso, é importante que tenha conhecimento do que é essencial para a sua página e o que pode ser dispensável. 

Mas, se você está buscando se dar bem no cenário on-line, primeiramente irá precisar definir o seu propósito. Pergunte-se o que quer com esse site. Quando se trata de estabelecer objetivos, não tenha medo de começar com pouco e trabalhar, depois, com coisas grandes.

Construir objetivos mensuráveis e atingíveis te dá uma forma de trilhar o caminho da sua empresa até o sucesso. Ao invés de dizer “eu quero um milhão de seguidores no Twitter no final do meu primeiro ano”, divida isso em trimestres — e talvez comece com números menores.

Não sabe onde começar? Aqui estão algumas coisas para considerar:

  • mantenha os seus objetivos realistas;
  • garanta que eles estejam bem definidos;
  • deixe-os alinhados com a missão de sua empresa;
  • certifique-se de que são mensuráveis;
  • tenha uma data limite para cada um deles.

O propósito aqui não é te prender ou sufocar — existe mérito em sonhar grande. Mas, se você estabelecer objetivos grandiosos antes de ter uma plataforma para atingi-los, você corre o risco de ter pouca motivação, o que só te prejudica.

Depois que o site já estiver criado, avalie quantas páginas irá precisar para compor o menu principal de categorias, se também haverá um investimento em blog, entre outras coisas. Não se esqueça de ter uma que fale sobre a empresa, uma para descrever o tipo de produto ou serviço que oferece e outra para informações de contato.

    1. Defina seu público-alvo

Mesmo que pareça tentador atingir três bilhões de usuários on-line, não faz sentido. É importante refinar a sua presença on-line, de modo que você consiga se conectar melhor com seus clientes em potencial.

Construir uma rede ampla torna mais difícil de criar uma identidade reconhecível — muito menos uma que o seu público consiga se relacionar. Qual tipo e site você está construindo? Você quer ser engraçado ou sério? Você está vendendo chicletes de menta ou oferecendo serviços legislativos?

Saber quem é seu público, e encontrar o modo de falar que se concilie com suas necessidades, significa que você terá uma chance melhor de encorajá-los a agir — e com isso queremos dizer comprar, se inscrever, compartilhar ou qualquer que seja o seu desejo.

Para conhecê-los, avalie:

  • idade e gênero;
  • interesses e hobbies;
  • endereço ou localização geral;
  • personalidade;
  • ocupação e faixa salarial.

A combinação de informação demográfica e psicográfica vai te ajudar a reduzir seu público, dando ainda a oportunidade de refinar o conteúdo e potenciais produtos para tornar as ações mais fáceis para os clientes.

    1. Transpareça a identidade da marca

Não é só porque o template está pronto que você não consegue mostrar uma identidade visual que tenha a ver com a sua marca. Antes de escolher o tema, faça um levantamento dos elementos que mais têm a ver com a sua empresa que podem ser articulados dentro de uma página da internet. 

As cores são ótimas formas de demonstrar isso. Portanto, priorize escalas de tonalidades que combinem com o logo da sua marca para manter um padrão.

Um bom lugar para começar é olhar no site da concorrência. Preste atenção em:

  • fontes e cores que te agradam;
  • layout e a sensação geral que o site te transmite;
  • o uso de vídeos, imagens e outros recursos gráficos;
  • o número de páginas;
  • a quantidade de texto em cada página;
  • se é fácil ou não para navegar;
  • se é otimizado ou não para dispositivos móveis — deveria ser!

Esses sites parecem carregados ou limpos? O usuário irá conseguir executar a ação desejada? Em geral, seu objetivo é notar o que funciona e o que não para que possa tomar decisões sensatas de design. Faça uma lista de seus elementos favoritos e mantenha-os perto para que você esteja pronto para o próximo passo.

Lembre-se: tendências desaparecem rápido. Esteja preparado para revisitar seu site a cada ano para se certificar de que está de acordo com os padrões da indústria.

Por fim, para criar um site, tenha em mente estas dicas de design:

  1. use um design simples e limpo;
  2. escolha um esquema de cores que combina com sua marca;
  3. use imagens de qualidade e alta resolução;
  4. escolha uma fonte e um estilo que sejam fáceis de ler;
  5. torne a navegação clara e fácil;
  6. inclua conteúdos bem feitos;
  7. não se esqueça da página de contato;
  8. garanta que é mobile-friendly;
  9. deixe links para os perfis em plataformas sociais;
  10. otimize para as ferramentas de busca, como Google.
    1. Pense na experiência do usuário

Quando se trata da instalação de um template, é preciso garantir que ele esteja de acordo com o que os seus visitantes esperam quando acessam a página. Ter um site responsivo é essencial para que haja uma melhor experiência do usuário, uma vez que ele permite que a sua passagem no site seja uma ação que ele queira repetir outras vezes.

Caso o potencial cliente não consiga exercer as atividades que deseja — como visitar diferentes páginas, ver fotos, se inscrever em formulários, entre outras coisas — ele ficará desestimulado e, provavelmente, irá buscar outro site que ofereça o que está buscando.

Próximos passos

Depois que já entendeu como criar um site usando template no WordPress, é preciso tomar cuidado com alguns pontos básicos que irão tornar a sua página ainda melhor:

Faça testes

Não basta aplicar o tema e esperar que ele funcione sozinho. É importante que você consiga testar a sua usabilidade para compreender quais obstáculos os clientes podem enfrentar ao acessar o seu site.

Versão mobile

Considerando que muitos acessam a internet pelo celular, tenha versão mobile. Verifique se existe suporte para dispositivos móveis no template escolhido, uma vez que estes se tornaram a principal ferramenta de acesso à internet.

Configure um e-mail profissional

É bem importante ter um e-mail profissional que tenha o nome do seu negócio. Um e-mail empresarial inspira confiança e mostra aos visitantes que você é sério sobre a sua marca. Se ainda não tem um, você pode garantir o seu com a GoDaddy e alinhar com o seu domínio.

Conheça o e-mail marketing

O e-mail tem o melhor custo-benefício do marketing, o potencial de ROI faz o tempo de fazer uma newsletter valer a pena. Uma forte campanha de e-mail marketing mantém seus seguidores atualizados, espalha conhecimento sobre o produto e humaniza o seu negócio.

Dê uma olhada no marketing de mídias sociais

Hoje em dia, se você não tem Facebook, Twitter, Instagram e outra forma de mídia social, você está perdendo. É importante ser social. Como pequeno empreendedor, há muitas oportunidades para engajar com seus seguidores e aumentar o conhecimento sobre a marca.

Considere ter um blog

Nós já mencionamos isso brevemente, mas isso garante que será visitado novamente. O blog é ótimo para SEO e seu estabelecimento como um líder.

Google Analytics e teste no site

Sempre há espaço para melhorias. Use uma combinação de Google Analytics e use mapas para medir seu sucesso, depois avalie o que funciona e o que não.

Segurança on-line

Agora que você tem um site em funcionamento, você precisa protegê-lo. Obtenha um SSL para proteger a informação dos clientes — também para ajudar com o rankeamento — e depois você pode dar alguns passos para proteger seu site de malwares, vírus, hackers e mais.

Gostou de saber como criar um site usando template do WordPress? Então não deixe de ler mais artigos aqui no blog da GoDaddy Brasil!

Fonte: https://br.godaddy.com/blog/como-criar-um-site-usando-template-do-wordpress/

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